terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Santas Missões Populares da Diocese de Parnaiba

Santas Missões




MSSÃO
Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos:
A humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.
E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.
Dom Helder Camara
O que são as Santas Missões Populares?
a) São uma sacudida especial.
Será que não estamos precisando disso? De fato, com o passar do tempo, nossa vida pessoal pode se tornar bastante rotineira, repetida, acomodada, sem asas, sem convicções profundas, amarrada e cansada. Corremos o perigo de jogar no lixo o dom precioso da vida. Nossas comunidades cristãs também correm perigo: Tudo repetido, sem novidade, meio apagado, sem ardor missionário; Uma espécie de clube dos amigos e das amigas de Jesus e o mundo fora não interessa.
E o que estamos notando por aí no meio do povo? Muitos vão se acomodando diante de tanta coisa errada, como: violência, desigualdades sociais, divisões, corrupções, explorações, vícios e mais vícios. Há pouca indignação ética. Muitos se fechando no próprio eu e que os outros se danem. As mesmas boas notícias já não alegram mais como deveriam. Então, será que não estamos precisando de uma sacudida? O apóstolo Paulo escrevia à comunidade cristã de Roma: “Já é hora de vocês acordarem...” (Rm13,11). Será que esse alerta não vale para nós também?
b) São um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, com iniciativas e prazos marcados. O testemunho e o anuncio do Evangelho de Jesus vão estar em primeiro lugar.
c) São um grande retiro espiritual popular, que tem a ver com o sentido da vida. Um retiro que irá marcar o tempo que virá depois, sem com isso desconhecer o positivo que havia antes.
d) São um tempo especial para cultivar entre nós relações pessoais, bem sinceras, verdadeiras e solidárias.
e) São um tempo especial de ecumenismo dentro da nossa Igreja e em relação a outros grupos e Igrejas. Fazem crescer a comunhão na diversidade, valorizando tudo o que há de bom nas pessoas e instituições.
f) São uma visita e um abraço especial de Deus misericordioso para com o povo querido que somos todos nós.
Fonte: Santas Missões Populares - Uma experiência de evangelização voltada para as massas. Pe. Luís Mosconi. Edições Paulinas.

SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE PARNAÍBA

Os OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES NA DIOCESE DE PARNAÍBA são os seguintes:
1) Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida;
2) Transformar cada vez mais nossa diocese numa grande rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, com atenção especial à família;
3) Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida.
ORAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, como os primeiros discípulos também queremos permanecer na Escola da tua Palavra para depois sermos enviados em missão.
Dá-nos aquele Espírito que em Pentecostes fez os Apóstolos saírem e anunciarem sem medo o teu nome. Guiados por Ele queremos transformar cada vez mais nossa diocese numa rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, perseverantes na oração, na Eucaristia, na doutrina dos Apóstolos e na caridade fraterna. Impulsionados pelo mesmo Espírito queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida em todos os seus estágios, cuidando da criação, dom de Deus.

Jesus, fostes também criança, crescendo dia a dia em sabedoria, idade e graça. Mostra às nossas crianças tão necessitadas de bons modelos que Vós sois o Caminho, aos nossos jovens que diante de tantas vozes e pastores, Vós sois a Verdade e aos adultos que perderam a esperança de viver que Vós sois a Vida.
Maria, Mãe da Divina Graça, discípula fiel de Jesus, ensina-nos a estarmos firmes e de pé diante de nossa cruz, sendo fiéis a nossa missão. Na casa de Nazaré fostes missionária do Pai, assim também nós com teu exemplo desejamos ser missionários do Reino de Deus gerando em nossa família e em nossa sociedade a justiça e a paz. Amém!

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS

Senhor Jesus, que quiseste chamar, para colaborar na obra da extensão do teu Reino, a inumeráveis filhos e filhas de tua Igreja para que fossem mensageiros do teu amor entre os homens e testemunho vivo de tua caridade, concede a estes missionários teus, que hoje se consagram a teu Coração, a graça de serem apóstolos incansáveis ao serviço do teu Reino. Fortaleça sua fé, para que possam confirmá-la a seus irmãos.
Robustece sua esperança, para que saibam contagiar com sua alegria.
Inflama sua caridade, para que possam consolar aos que sofrem e ajudá-los com eficácia. Concede-lhes teu Espírito Santo e fazei-os dóceis as suas inspirações. Faz com que saibam imitar a pureza, a humildade, a alegria e a entrega de tua Mãe. Que Ela lhes sustente e anime durante esta missão e durante o resto de suas vidas. Amém.

R.
Jesus Cristo:
Entrego a Ti minhas mãos, para trabalhar com amor;
Entrego a Ti meus pés, para seguir teu caminho com decisão.
Entrego a Ti meus olhos, para enxergar as necessidades do mundo.
Entrego a Ti minha língua, para falar tuas palavras de caridade.
Minha alma é tua, habita-a, que ali cresça sempre o teu amor;
Com confiança e fé em Ti, vive e ora sempre em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário